segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ENTREVISTA CONCEDIDA À RÁDIO PONTO UM 04/12/2013 14:00h

Ponto 1 – Boa tarde, Francisco. Você mais uma vez fazendo a gentileza de conversar conosco, uma conversa que é sempre aguardada pelos nossos ouvintes.
Boa tarde, Francisco, você aqui é audiência lá em cima, bem vindo mais uma vez.
Francisco Costa – Bondade de vocês. Boa tarde. À galera que está em casa, boa tarde, tudo de bom, hoje e sempre.

P1 – Começamos lhe dando os parabéns pelo seu sucesso no Facebook. Acho que você não volta mais pro rádio.
FC – Realmente não está mais nos meus planos voltar para o rádio. Entramos da era digital e o face acabou se tornando a arena onde se debate ideias e ideais. Tudo está convergindo para lá, a ponto de fazer sombra à grande imprensa, ao rádio e à televisão. Me sinto a vontade no face.

P1 – Antes de entrarmos no assunto mensalão, um comentário sobre o seu comportamento no face, e que eu acho que tem a concordância dos colegas aqui: você anda meio mal humorado, as vezes meio agressivo, no face.
FC – Até a minha irmã me cobrou isso, em comentário, no próprio face (risadas). Me comporto no face exatamente como me comporto na via real, não faço tipo nem criei personagem. Então tenho momentos de humor, momentos de vazios, momentos românticos e, claro, momentos de indignação. Nesses momentos de indignação reajo duro. Sou assim na vida real. É muita mediocridade política, muita alienação, muita babaquice, então bato. Gosto tanto de mediocridade que passei a vida inteira dando aulas, quer dizer, combatendo a mediocridade.

P1 – Que tipo de mediocridade e quem são esses medíocres?
FC – Como falei, no face cabe tudo. Então tem aquela turma que posta fotos de gatinho, textos de auto ajuda, florzinha, versículos bíblicos... São chatos mas inofensivos. Mas quando os dessa turma começam a se posicionar politicamente deixam de ser inofensivos e passam a ser perigosos porque o face é um lugar de formação de opinião. Então os que têm alguma visão têm que peitar isso.

P1 – Os coxinhas. O que é um coxinha?
FC – (o entrevistado ri muito) É o adolescente político: contra tudo e contra todos porque ele nasceu senhor da verdade e da razão. Não tem experiência, não tem maturidade, não tem informações, mas sabe tudo de tudo e fala tudo de tudo, e o pior, sabe digitar (risadas). Tem o coxinha coerente, porque está na faixa etária dos adolescentes, aos quais dou atenção, são recuperáveis (risadas) e os coxinhas com mais de trinta anos. Esses são adultos politicamente retardados, sociologicamente débeis mentais.

P1 – Lobão é um coxinha?
FC – Não. Lobão é a mão inversa da política. Tem um monte de vazios que só falam em corrupção, só discutem corrupção, reduzindo tudo à criminalidade. Quer dizer, criminalizam a política, seja por ignorância, como fazem os coxinhas, seja por não terem o que dizer, como faz a direita assumida. Já o Lobão foi sempre um drogado deslumbrado. Com talento artístico, é verdade, mas de rebeldia inconsequente. Esse Lobão é o mesmo que estava em acampamentos de doidões enquanto Genoíno e Dilma estavam na guerrilha, que estava nos palcos enquanto os companheiros eram torturados, que foi preso dezenas de vezes por porte e consumo de drogas, que foi eleito o garoto propaganda do Comando Vermelho, pelo próprio comando, título que ele, Lobão, assumiu com prazer.
Quando os seus discos pararam de vender, porque o mercado já estava saturado, ele saiu com um discurso anti capitalista meio perneta, acusando as gravadoras, etc. Mas não insistiu no discurso, fundou o seu próprio selo, para concorrer com as gravadoras, quer dizer, entrou no mercado, o que é contraditório. Agora saca tudo isso para dizer que foram atitudes políticas e politizadas, o que é um absurdo. Enquanto uns criminalizam a política, ele quer ideologizar, politizar o crime. É um babaca, bem a caráter para ser o intelectual da direita e da coxada.

P1 – Você é radicalmente contra as drogas.
FC – Como pai, avô, bisavô, pensador, professor... Se combato todas as fórmulas de alienação porque teria que aliviar a alienação química?

P1 – E a religião, é alienação?
FC – Depende. Quando se limita a ato de fé, à maneira de pensar a criação e o post mortem, não. Mas quando se torna eixo da existência do indivíduo, determinando tudo o que o indivíduo faz e pensa, todos os seus atos, aí claro que sim. É uma dependência, uma muleta, exatamente como a cocaína, com os mesmos mecanismos mentais, inclusive bioquímicos, de concentração de dopamina no cérebro.

P1 – E aí você bate, sem piedade, pelo que lemos.
FC – Não é bem assim. Você nunca me viu bater na Igreja Católica, mas em alguns dos seus atos, e o mesmo vale para os protestantes, os de religiões afro brasileiras, os budistas, judeus...
Bato nessas seitas pentecostais e neopentecostais... São o estelionato da fé. Mas eu não gostaria de falar sobre isso agora. Além de desviar o assunto que me trouxe, o mensalão, é um assunto complexo, que merece uma entrevista inteira, porque isso tem implicações políticas, morais, intelectuais... Abreviando: o pentecostalismo é a maior desgraça do momento, com o meu perdão aos meus irmãozinhos que estão me ouvindo, porque não é religião, mas uso do capitalismo a favor de uma elite que se apresenta como liderança religiosa, extorquindo e alienando os incautos que lhes fazem as fortunas. Mas isso é assunto para outra hora.

P1 – Então vamos ao mensalão, e o mesmo pedido de sempre: bem didático que é para todo mundo entender.
FC – (rindo) Tá. O que foi o chamado mensalão? Como o próprio nome indica, mensalão foi presumidamente o desvio de dinheiro público para pagamento de um complemento salarial a parlamentares, para que eles votassem a favor do governo no que fosse do interesse do governo.
Isso partiu de uma denúncia de um deputado, Roberto Jeferson, contra o Genoíno e outras figuras de proa do PT e do governo.
A primeira pergunta que se faz é: o governo tinha necessidade disso?
Sim, porque qualquer ato ou iniciativa está baseado na necessidade: você bebe água porque está com sede, come porque está com fome, entra num veículo porque precisa se locomover. Não existem atos gratuitos, ao acaso.
Ora, o governo tinha e tem a maioria parlamentar, a oposição brasileira é pífia, tanto na quantidade de parlamentares quanto na qualidade deles, o que basta e bastava para o governo ter os votos necessários, sem ter que comprar mais ninguém.
Isso, por si só, já derruba a tese de mensalão.

P1 – Por isso falarem em ditadura petista.
FC – Isso é uma graça, coisa de medíocres ou mal intencionados. O governo tem maciça maioria parlamentar porque o povo se cansou: desde o descobrimento, por mais de quinhentos anos fomos impiedosamente explorados. Primeiro os portugueses, depois os ingleses e agora os americanos, e entre o povo e os exploradores, um elite covarde, comissionada pelos exploradores. O povo se deu conta disso, acordou, e a cada eleição a elite vai perdendo mais poder. Dilma tem 70% de avaliação governo ótimo/bom, e mais de 45% das intenções de votos, o que se reflete no seu partido e nos da base de sustentação. Dilma leva no primeiro turno e ainda amplia a base de sustentação, o número de parlamentares no PT e nos partidos coligados. É a isso que eles chamam ditadura.

P1 – Tem dois e-mails e um telefonema com a mesma acusação.
FC – A quatro meses atrás tivemos passeatas em todas as capitais e nas principais cidades grandes. Gente protestando e até vandalizando. Todas as palavras de ordem possíveis, até com a presença de organizações estrangeiras, onde Lula foi chamado de ladrão analfabeto e Dilma, de puta. Quantos presos? Quantos processados? Quantos responsabilizados? As tevês mostram cenas de sexo explícito às sete da noite. Há repressão, censura? A maior tevê do país mente, inventa factóides, manobra informações... Há alguma intervenção governamental? Há políticos do partido do governo presos, as Forças Armadas estão nos quartéis, tem páginas aí, de generais, pregando a ditadura militar, o que caracteriza insubordinação, já que esses caras são subordinados à Presidente da República, Comandante em Chefe das Forças Armadas e ao Ministro da Defesa... Que diabo de ditadura é essa? A ditadura da liberdade? O Brasil só foi verdadeiramente livre em três momentos: nos governos de Juscelino, de Jango e no do PT. É o mesmo papo de 63: uma ditadura militar para acabar com a ditadura civil, coisa de quem não tem informação ou caráter.

P1 – Tem mais um e-mail aqui... Se você concorda que há roubalheira generalizada.
FC – Não sou inocente para colocar a minha mão no fogo por uma base parlamentar que tem Renan Calheiros, Collor, Paulo Maluf, Sarney... Claro que não ficaram honestos por obra e graça de Nosso Senhor ou se regeneraram da noite para o dia.
Isso é uma coisa, mas calúnia, mentira deliberada, invenções... Isso é outra.
Primeiro postaram que Lula tem uma das maiores fortunas do país, e a fonte da informação foi a revista Forbes, e a Forbes desmente, afirmando que o nome de Lula não aparece nem entre os ricos. E Lula compra uma imensa fazenda em Minas Gerais, e se descobre que a foto da fazenda é a da sede da Embrapa-MG. Aí o Fábio, filho de Lula é o dono da Friboi, e a Friboi entra em concordata, e o nome do cara não aparece porque ele não sabe nem onde fica a sede da empresa. Aí o próprio Fábio compra um jato executivo por cinquenta milhões de dólares, e o jato é de Eike Batista, o mega empresário. Aí a filha da Dilma tem dez empresas enormes, e se descobre que só tem uma, de pequeno porte e constituída antes da Dilma se filiar ao PT, e a própria Dilma compra uma mansão em Porto Alegre e os donos da mansão gritam: que é que é isso, é nossa, não vendemos pra ninguém. E Genoíno tem uma casa modesta, a única, que comprou pelo sistema financeiro, a muitos anos, e postam dezenas de fotos de mansões, quase castelos, dizendo que são dele...
Se é para atacar... Eles não são deuses nem anjos, são políticos, têm furos e é por aí que se tem que discordar ou concordar, dar porrada ou elogiar, no nível ideológico e profissional, e não nessa baixaria de calúnias, porque isso só atende a quem quer desestabilizar não só o governo como o sistema, para implantar ditaduras de direita. São criminosos.

P1 – Você tem ideia de onde surge isso?
FC – Claro, qualquer um que tenha se afastado, um mínimo que seja, da obscuridade mental, sabe. Essas mentiras são criadas e as fotos, editadas, nos comitês dos partidos de oposição, a começar pelo PSDB, de ética zero, e são postados por cachorrinhos deles. Aí os coxinhas, todos intelectuais de primeira linha, saem compartilhando, reproduzindo. Muitas dessas fontes já estão identificadas.

P1 – Tem uma que veio pelo telefone: pede para você falar das privatizações e da corrupção da direita.
FC – Aí nós vamos varar a noite, porque vou falar de tudo o que a Tevê Globo esconde, ou deturpa, quando é tão gritante que não tem como esconder.
Comecemos por um helicóptero com quase meia tonelada de cocaína, interceptado e apreendido pela Polícia Federal, depois de investigações. Ora, se investigou é porque esta não foi a primeira vez, há voos anteriores.
O helicóptero é da família Perrela, a fazenda onde pousou é da família Perrela, o piloto é funcionário da família Perrela. E quem é a família Perrela? O filho é deputado estadual, em Minas Gerais, e o pai é Senador da República, ambos ligados aos tucanos, com cargos de direção no futebol mineiro, com apoio decisivo de Aécio Neves. São políticos intimamente ligados aos tucanos. O salário do piloto e o dinheiro do combustível saiam da Assembleia Legislativa mineira e do Senado Federal, quer dizer, o dinheiro público financiando o narcotráfico.
E aí? Fossem os Perrelas da base de sustentação do governo federal a Globo dedicaria metade do Jornal Nacional ao assunto, diariamente, já teria produzido um Globo Repórter sobre o tema, já haveria listas de CPI, para investigar... Mas foram os tucanos, íntimos e cúmplices da tevê Globo, então deu uma vez só, e empurraram a culpa para o piloto, o bucha.
A estimativa é que nos últimos vinte anos, nos governos de Covas, Serra e Alkimin, os tucanos desviaram quase vinte bilhões de reais. A denúncia partiu de uma empresa europeia, justamente a corruptora, quem deu o dinheiro a eles.
Não houve obra em São Paulo sem dinheiro desviado, nos últimos vinte anos.
Para o amigo ouvinte ter uma ideia, o governo tucano de São Paulo reformou 98 vagões do metrô de lá, e gastou o equivalente à compra de 136 vagões novos, na China. A construção de um bom pedaço do metrô de Nova Iorque saiu mais barato que a reforma dos vagões do metrô de São Paulo.
Claro que os tucanos não fizeram um mau negócio, superfaturaram, roubaram, para alimentar fortunas e para fazer caixa 2 para o partido.
Claro que a Globo não noticia isso, ela é tucana, também beneficiária, politicamente e na grana, que é lavada na publicidade, com parte ficando com a própria Globo.
Você viu agora, a prisão dessa máfia de fiscais do tucanato... Bastou prendê-los e a prefeitura de São Paulo arrecadou mais trinta milhões, em um mês. Imagina o que estava sendo roubado.

P1 – Você falou da corrupção e acabou não falando das privatizações. Tem um e-mail malcriado aqui. Lanço a bomba?
FC – Falei que sobre a corrupção da direita há o que falar a noite inteira (risos) Falemos das privatizações, mas antes joga o que você chamou de bomba (risos)

P1 – Se assina HLC... Primeiro afirmou que é muito fácil falar o que você está falando sem o contraditório, sem alguém para lhe contestar. Depois afirma que o PT é tão privatista quanto o PSDB. Depois diz que o PT é de direita e que você é um petista cego, que não vê isso. Termina afirmando que apesar disso o parabeniza pela sua capacidade de se expressar.
FC – Vamos começar pelo final: a facilidade de expressão que ele diz vem de mais de quarenta anos de salas de aula e de embates em microfones, na militância sindical. Obrigadão pelo elogio.
Depois... Não sou petista. Durante toda a minha militância sofri com a oposição petista, principalmente da sua corrente majoritária, a Articulação, que é a de Lula, por entendê-la Social Democrata. Minha posição é mais próxima à de Dilma, militando ao lado do PT, mas com o coração mais à esquerda.
Atualmente, de tanto ver baterem no PT, de forma leviana, covarde... De tanto ver uma tentativa de extermínio, valendo-se da imprensa e do Poder Judiciário...
Por ver o PT aglutinar as forças progressistas desse país, me confesso meio petista sim, mas sem perder de vista o ideário socialista.
O que mais que ele falou?

P1 – Do contraditório e das privatizações.
FC – Do contraditório: pega um carro e vem aqui, os microfones estão abertos, não só para ele como para qualquer um, chega junto ou marca um debate que estou dentro.
Quanto às privatizações, a sua afirmação é digna de um coxinha da melhor extirpe, meu amigo, de quem escutou o galo cantar e não sabe onde nem porquê.
Vamos pegar uma privatização de Fernando Henrique Cardoso, a da Vale do Rio Doce, por exemplo.
A Vale era a segunda empresa brasileira, em tamanho e faturamento. Tem um monte de minas em exploração e um monte como reserva, para quando as atualmente em exploração se esgotarem ou aumentar a demanda. Não bastasse isso, tem todo o território nacional mapeado, todo o conhecimento de nossa geologia, onde está cada metal e em que quantidade. Como a mineração acontece longe das cidades, a Vale tem cidades enormes, de funcionários. Tem ferrovias imensas, com trens modernos transportando minério. Tem prédios inteiros nas principais capitais brasileiras e no exterior, onde funcionam os seus escritórios. Tem pátios de estocagem nos portos e portos próprios, dela...
Pois bem, isso foi vendido pelo governo tucano por três bilhões. Sabe o que significa isso? O dinheiro gasto com a reforma do Maracanã. FHC deu a Vale do Rio Doce.
Hoje o faturamento da Vale, a cada três, quatro meses é mais do que ela custou. E nunca mais será nossa, foi vendida. Isso é privatização.
Agora vamos examinar  o que o nosso amigo chamou de privatização do PT, vamos examinar o Pré Sal e os aeroportos.
O Pré Sal, primeiro. Descobrimos talvez a maior reserva de petróleo do mundo, o chamado Pré Sal. Essa reserva tem dois inconvenientes: está situada longe do litoral e em camadas muito profundas do subsolo oceânico, a milhares de metros de profundidade, o que exige alta tecnologia, uma tremenda infraestrutura de prospecção, extração e transporte e a necessidade de um investimento violento, o que o Brasil, sozinho não tem condições de fazer. E aí? Tucanamente vendê-lo? Deixar pra lá, para ser explorada quando o petróleo não for mais matriz energética, substituído por fontes alternativas? Ou estabelecer parceria, para a exploração?
Vivemos tempos novos, e a nossa opção foi a terceira. Fizemos uma parceria com os chineses e com empresas europeias.
Lembro que 60%, quer dizer, mais da metade, na parceria, é nosso. Isso, acrescido dos impostos, em todas as etapas e mais os royalties, vai a 80%.
Simplificando: de cada cem reais produzidos, oitenta reais ficam no Brasil.
Uma outra jogada de mestre foi ter escolhido a China como parceira: o petróleo está escasseando no mundo, os americanos e europeus estão garantindo suas reservas internacionais através de guerras, como no Oriente Médio.
Nos tomarem o Pré Sal, para eles, é fácil. Quero ver é tomar dos chineses.
Agora um detalhe: o Pré Sal não é contínuo, são bolsões de óleo. É como se fosse um arquipélago submarino e esse contrato não é sobre todo o arquipélago, mas de uma só ilha. Virão outros contratos.
Agora vamos aos números: só no ato da assinatura o Brasil recebeu vinte bilhões, o equivalente a seis vezes e meia o que FHC cobrou pela venda da Vale inteira.
Só esse poço vai render, quando estiver em franca produção, um trilhão de reais por ano, um terço do nosso PIB atual.
Como o contrato é de trinta anos, terminado, tudo nos é devolvido, o petróleo que ainda houver e toda a infraestrutura montada, sem que tenhamos que gastar uma única moeda.
O Pré sal, entre diretos e indiretos, vai gerar mais de um milhão de empregos, e de mão de obra qualificada.
Compare o contrato do Pré Sal com a venda da Vale. É a mesma coisa? Isso era para ser comemorado por nós como conquista de Copa do Mundo, mas daria votos para o PT, e a Globo escondeu do povo.
Já com o aeroporto, que os coxinhas dizem que foi privatizado: firmamos um contrato de parceria com os administradores do aeroporto mais moderno do mundo. No ato da assinatura do contrato recebemos dezenove bilhões, seis Vales e meia. Os caras tem o compromisso, em contrato, de investir mais dez bilhões, transformando o Aeroporto Tom Jobim, aqui no Rio, no mais moderno do mundo.
Como o contrato tem validade de vinte e cinco anos, daqui a vinte cinco anos nos devolvem o aeroporto mais moderno do mundo, sem que tenhamos que gastar uma única moeda. É igual à privatização da Vale?
Os coxinhas acham que é, repetem isso o tempo todo, os coitados.

P1 – O telefone pirou e a caixa de e-mails lotou.
FC – Faz as perguntas que mais se repetem. Um aviso, antes de alguma maledicência: não sou candidato a nada, nem a marido, pretendo continuar viúvo (risadas).

P1 – Tem duas repetidas: você é a favor do marco civil na internet? E... Fale alguma coisa sobre o bolsa família. Tem um aqui indignado: “a gente trabalha pra sustentar bolsa família e auxílio presidiário, é ridículo!”
FC – (rindo) O marco civil: sou a favor. Primeiro é preciso responsabilizar os autores das postagens, o negócio está muito leviano, muito irresponsável. Vamos imaginar que eu poste afirmando que a sua mãe ou a sua irmã é prostituta. Você vai responder indignado, eu vou rir, alguns vão ficar do seu lado, outros, do meu, e ponto final. Se você me processar por calúnia o Juiz pode aceitar a cópia da postagem ou não. Acabou.
Com o marco civil todos seremos responsáveis pelo que postarmos. Se um coxinha levianamente posta que o filho do Lula é dono da Friboi e ele vai à Justiça, o Juiz imediatamente pede as provas: o documento de constituição da empresa, com o nome de Fábio Inácio da Silva constando lá; o documento de registro junto à Junta comercial, com o nome do cara lá, as atas de pelo menos duas reuniões de direção da empresa, com a assinatura do cara lá. Se o acusado apresentar, o filho do Lula fica intimado a provar de onde veio o dinheiro investido na empresa, além de ser preso por indução da Justiça a erro, já que afirmou uma mentira, que não era dono da empresa.
Sendo mentira, com o acusador não apresentando documentos que provem que o filho do Lula é dono da Friboi, que seja preso imediatamente, por injúria, calúnia e difamação.
Pena é que no Brasil o crime de calúnia não é levado a sério, é quase tido como infração. Eu barbarizo a sua família e sou penalizado com meia dúzia de bolsas família ou um mês de trabalho comunitário.
Isso em relação ao face e ao twiter, mas em relação aos blogs e sites o negócio é pior.
Com um relógio de pulso, com ponteiros, duas pilhas grandes, adubo de canteiro, carvão em pó e enxofre moído, vendido em lojas de ração, dois pedacinho de fio e mais dois componentes que evidentemente não vou dizer, faço uma bomba relógio capaz de fazer um grande estrago num prédio. Sei porque sou professor de Química, mas tem diversos sites ensinando a fazer, com detalhes, passo a passo.
A gente se importa com os sites de pornografia, pedofilia, drogas... Mas tem site que não só ensina a prática do suicídio indolor como incentiva.
Além disso precisamos criar mecanismos para proteger a nossa indústria da espionagem industrial, o nosso governo, da espionagem política, e as nossas Forças Armadas da espionagem militar.
O marco civil vai regular tudo isso, acabar com essa bagunça virtual.
O quê mais?

P1 – Bolsa família e bolsa apenado.
FC – Os Estados Unidos dão quarenta e nove milhões de bolsas família, o Canadá dá bolsa família, o Japão dá bolsa família... Aqui não devemos dar. Deve ser porque eles têm muitos miseráveis e nós não temos nenhum. Esse programa hoje está sendo implantado em todo o mundo. Recentemente o prefeito de Nova Iorque mandou um emissário dele aqui para ver como funciona o bolsa família, vai implantar lá, vai começar com dois milhões e meio de bolsas.
A queda na mortalidade infantil... No Brasil, foi uma veze meia a média mundial. Bolsa família. 
Como a Globo gostaria de ver hordas de retirantes, como antigamente, para fazer programas especiais, mostrando a incompetência do governo, mas não acontece mais. Bolsa família.
O dinheiro que antigamente salvava bancos fraudulentamente falidos agora alimenta o povo. O dinheiro que era emprestado com taxas de juros abaixo das praticadas pelos bancos particulares, para os gringos comprarem as nossas empresas com o nosso dinheiro, agora vira comida para o povo. O dinheiro que financiava fazendas, cruzeiros marítimos, excursões à Disneylândia... Agora mata a fome do povo.
Negar de comer a quem tem fome, coisa da direita, cristã, branca, ocidental.
O elogio a este programa vem de todos os lugares, de todos os países, de todas as ideologias. Só a direita brasileira e os seus coxinhas amestrados são contra.
Agora a bolsa do apenado: esse dinheiro não é para o cara que está preso, mas para a sua família. O cara vai preso e a mulher e os filhos devem ser condenados à fome e à indigência?
As filhas devem se prostituir e os filhos se transformarem nos bandidos que substituirão o pai?
Acho legal esse bando de coxinhas cristãos dando pancada no bolsa do apenado, se esquecendo da passagem “em verdade vos digo que ninguém paga pelo pecado de ninguém”, querendo que crianças inocentes paguem pelas cagadas do pai, transformando esposas de bandidos em cúmplices. Nada mais exótico e ridículo que coxinha.

P1 – (risadas continuadas, por causa da indignação do entrevistado) Você deprecia os coxinhas...
 FC – Coxinha é ridículo, cara. O cara passa o dia surfando, nos corredores dos shoppings, nas pistas de skate, na praia e de noite vem dizer que a Dilma não vale nada porque a camisa La Coste ou o perfume tal está custando o olho da cara. Que está gastando muito de gasolina para passear. Verdade, presta só a atenção.
O desgraçado pensa que Karl Marx é marca de macarrão e Adam Smith é o zagueiro da seleção inglesa e vem dizer que a diferença entre direita e esquerda acabou, que isso não existe mais.
Teve um que afirmou que o PT é um partido nazicomunista (risadas continuadas), o mesmo que dizer que um maluco é corintiano palmeirense ou flamenguista vascaíno, evangélico umbandista, tentando fundir incompatibilidades. São pândegos.
Teve um que afirmou mais ou menos o seguinte: só porque é sistema semi-aberto o José Dirceu vai trabalhar fora da cadeia. Isso é regalia, tinha que ter o mesmo tratamento dos outros presos, ficar sem sair, trabalhar lá dentro... Quer dizer, não há diferença entre regime fechado e semi-aberto.
Pro coxinha perceber a diferença não precisava nem ler o Código das Execuções Penais, basta saber português para ver que semi quer dizer metade: metade do tempo preso e metade, solto. De onde o coxinha tirou a brilhante conclusão? De lugar nenhum, acha, e se acha ele está certo. (risos) Tudo o que postam é assim, por instinto, acham. Não postam, bostam (risos).

P1 – E os coxinhas evangélicos? (risos)
FC – Enchem a cara de cerveja, vão pro motel, falam da vida alheia e depois vem dar testemunho de uma intimidade com Deus que chego a pensar que jogam futebol juntos, no mesmo time. (risadas) Eles postam um versículo e depois comentam, aí a gente conclui que é analfabeto, porque o versículo quer dizer exatamente  o oposto do que está dizendo. Coisa de maluco santo.

P1 – Você...
FC – Quer ver uma coisa que me deixa furioso? Quando criticam a escolaridade do Lula, o chamam de analfabeto. Quando Lula tomou posse havia 140 escolas técnicas, quer dizer todos os governos juntos, desde o Império, construíram 140 escolas técnicas. Em oito anos Lula construiu 214 escolas técnicas, uma vez e meia o que se construiu em mais de cem anos de história, mas o que se tem que ressaltar é que ele tem pouco estudo.
Fernando Henrique, o tal, cheio de títulos, doutor honoris causa nisso, naquilo, não fez uma única universidade. Lula fez 16 em oito anos. Mas o que se tem que ressaltar é que ele tem pouco estudo.
Aí você vai na redação dos que estão criticando e descobre que ainda não chegaram no nível de alunos do Lula, um tal de nóis vai, a gente fumos (risos). Odeiam o cara porque se vêm no cara.

P1 – O tempo está terminando e você não falou no mensalão.
FC – Pois é, desvirtuaram tudo... E embarquei (risos).
Afinal, porque essa suruba nacional, essa confusão desgraçada, nas postagens e nas discussões de esquinas?
Primeiro porque o brasileiro não é um povo politizado. Para você discutir medicina tem que ter pelo menos um conhecimento básico de anatomia, senão vai colocar a válvula íleo cecal na nuca e a patela no estômago, se é que você sabe o que é isso. Para discutir cálculos avançados, pressupõe-se que você sabe a tabuada e as regras elementares da álgebra. O mesmo para a política. Ela exige conhecimentos básicos, alguma teoria, que poucos conhecem, mas todo mundo discute.
A educação pré escolar é de responsabilidade dos municípios, que administram as suas creches e fiscalizam e orientam as creches e jardins de infância particulares. A educação fundamental, do primeiro ao nono anos, e o ensino médio são de responsabilidade do Estado, que administra a sua rede de escolas e fiscaliza e orienta as redes municipais e particulares.
Só o ensino superior é de responsabilidade federal. Aí faltam professores e vagas, o ensino está de baixo nível, há muitas greves e aulas vagas... E tome porrada na Dilma.
As clínicas são quase todas municipais, os hospitais, municipais e estaduais, só uns poucos, federais. O SUS está depositando direitinho, mensalmente, o dinheiro da saúde nas contas dos Estados e Municípios, mas se faltam médicos ou leitos, se a fila de espera está grande, porrada na Dilma.
A violência está grande, a corrupção policial nunca foi tão grande e escancarada. Segurança é de administração estadual. Os governadores são comandantes em chefe das polícias militares e chefes das polícias civis, mas se a segurança não está funcionando... Porrada na Dilma.
Ônibus lotados, trens lotados, metrôs lotados, veículos sem respeitar horários, em mau estado de conservação? Isso é problema municipal e estadual. Mas... Porrada na Dilma.
A corrupção está braba, o dinheiro sumindo? Não são os vereadores, os secretários municipais, os prefeitos, os deputados estaduais, os secretários de estado, os governadores, os funcionários públicos ou nomeados, com cargos de confiança... Claro que não, a roubalheira é federal, coisa de Dilma, Lula e do PT.
As pessoas tem alguma noção do que diz a Constituição, o Código Civil, o Código Penal... Ou opinam por instinto, porque acham?
E o pior é que se acham sempre certos. Os que discordam são considerados jumentos.
Esta é uma questão, mas não é a mais grave.
A mais grave é a conjuntural.
Despidos de ideias pré concebidas, do passionalismo político partidário, o que vemos é que o último governo neoliberal, de FHC, passou a décima sexta economia do mundo para Lula. Em onze anos essa economia passou para o sexto lugar, tornando-se sólida e poderosa.
Os nossos índices, de inflação, emprego, crescimento do PIB, distribuição de renda, inversão da pirâmide econômica dão inveja ao mundo, e todo dia nos chega algum elogio, seja de um estadista ou da ONU, de alguma Instituição Internacional ou de economistas de renome.
Até FHC, desde o início da nossa historia, o que tivemos foi uma economia voltada para uma elite econômica local e para servir ao capital internacional, como mero fornecedor de matéria prima e mão de obra barata.
Com a chegada da base aliada ao poder, liderada pelo PT, a orientação econômica mudou, e a classe dominante, como era de se esperar, esperneia, pula, salta como pipoca em frigideira quente, sentindo escafederem-se os seus privilégios de proprietária de tudo, inclusive do povo.
Com a mudança de rumos, lentamente vamos dando as costas ao capitalismo na sua forma mais avançada e cruel, o neoliberalismo, optando pela social democracia com viés socialista, buscando um país de todos e para todos.
Isto na conjuntura interna. Na externa, diversificamos mercados, e a dependência de mais de setenta por cento à economia norte americana, situa-se na casa de trinta por cento.
Estabelecemos acordos econômicos, militares e diplomáticos com países então estranhos a nós, entre eles China e Rússia, principalmente.
Aprofundamos as relações de amizade e cooperação com os nossos vizinhos de fronteiras, companheiros de miséria e dificuldades, e a América do Sul resolveu pela emancipação.
Na Bolívia, Evo Morales aprofunda as transformações e é cada vez mais querido pelo povo. Kirchner leva a Argentina para caminho semelhante ao brasileiro. Na Venezuela as eleições recentes ampliaram a base Chavista, que já é de 60% nesse país. O Uruguai, por ser pequeno, de pequena população e economia pouco diversificada é o que está mais adiantado no caminho das modificações sociais, sob a liderança de Mujica. As eleições chilenas foram para segundo turno, e os indicadores apontam para uma mulher de esquerda, a vitoriosa.
O império norte americano, que sempre nos teve como quintal seu, o que foi dito por eles textualmente em mais de uma oportunidade, não assistiria quietinho a esse surto de emancipação.
Então serve-se de uma mídia, liderada pela tevê Globo, vendida a eles, desde a sua origem, quando foi do grupo Time-Life. Serve-se de emissoras de rádio da Disney, cujo sócio é o filho de FHC, serve-se das revistas do grupo Abril, a começar pela Veja, que tem 30% das suas ações nas mãos da Nepster, a mesma empresa que manteve Mandela preso por 27 anos.
Claro que os poderosos não vão colocar as caras e as fortunas nas janelas, para serem apedrejados, e aí um noticiário tendencioso, escondendo os que lhes convém esconder, superdimensionando o que convém superdimensionar, mentindo, inventando, deturpando...
A esquerda está em marcha e pará-la só com golpes militares em série, em toda a América Latina, como nos inícios dos anos sessenta.
Só que agora está difícil, a conjuntura é outra. 
Se as Forças Armadas são conservadoras, de direita em sua postura política, é muito democrática no recrutamento do seu efetivo. Como os filhos da classe dominante consideram o serviço militar uma perda de tempo que atrapalha os seus negócios de família, e o pobre vê como uma oportunidade na vida, isso faz com  que o efetivo de hoje veja os ganhos de suas famílias,  no governo progressista.
Antes havia a União Soviética e o risco de sairmos da órbita de um bloco para cairmos no outro. Mas o Império Soviético esfacelou-se e hoje um modelo de socialismo seria tupiniquim, nosso, com matriz brasileira, e isso é outra possibilidade, diferente.
Na década de sessenta os nossos oficiais superiores formavam-se em Yale e Princeton e tramavam lá, no interesse dos de lá, o golpe que aplicavam aqui. Hoje o negócio mudou.
Na década de sessenta havia a indisciplina, a insubordinação e a desordem no seio das próprias Forças Armadas, organizadas pela Cia, onde se destacou Cabo Anselmo, triste figura. Hoje a disciplina está reinando, com as tropas fiéis e subordinadas à sua Comandante em Chefe.
Se em sessenta dez generais pediam golpe e um ficava calado, hoje um aventureiro pede golpe enquanto dez generais ficam calados.
Finalmente, nos anos sessenta era muito difícil organizar o povo, para uma reação, por causa da comunicação. Hoje temos a internet, e as badernas de junho deram um pálido exemplo do que é capaz. Hoje seria guerra civil e os militares têm isso bastante claro, não querem isso.
Num quadro assim, o desespero da direita aumenta. E vão às únicas armas que possuem, os meios de comunicação, cujo combustível é o dinheiro.
Sabem que não levam mais nem eleição para síndico de condomínio de luxo. Foi Lula, Lula de novo, Dilma, e agora será Dilma de novo.
Aécio nasceu derrotado, Marina e seus multibionários parceiros, Natura e Banco Itaú são a personificação das contradições e Joaquim Barbosa deverá estar desmoralizado dentro de alguns dias, com o desmonte da farsa do mensalão.
Aí entra em cena os coxinhas, dizendo que as diferenças entre a direita e a esquerda acabaram, insistindo no papo de corrupção, criminalizando a política... Apontando um trimestre de déficit no PIB, para tentar inviabilizar dez anos consecutivos de crescimento do PIB, gritando contra cinco anos de atraso na transposição do Rio São Francisco, esquecendo de cinco séculos de atraso dos governos anteriores, vendo comunismo até em Papai Noel porque de roupa vermelha e distribuindo brinquedos, ao invés de vendê-los... O estertor dos derrotados.
Você quer maior prova do nosso crescimento do que o reativamento da Quinta Frota? 
A Quinta Frota, norte americana, estava desativada desde a Segunda Guerra Mundial, e a sua função é patrulhar o Atlântico Sul.
Com o crescimento conjunto e a mudança de rumos políticos dos países da América do Sul e da Costa Ocidental da África, os ianques vão passar a nos policiar como policiam a Rússia, a China e o Oriente Médio, o que vai lhes custar bilhões de dólares.
Entendeu a nossa importância na constelação das nações? Mas há ainda os que nos querem vassalos, curvados, abanando o rabo e esperando a ração.

P1 – Tempo estourado! Suas considerações finais. Mas antes o nosso agradecimento, mais uma vez, pela sua presença. Uma ouvinte te definiu muito bem, e concordamos com ela: o Professor Francisco é uma festa para nós.
FC – Obrigadão a essa ouvinte. Viúvo e na pista para negócio (risadas). Obrigadão a vocês, pelo espaço, e a cada ouvinte que teve paciência de me ouvir até agora.
Mais uma coisinha: vi o e-mail do coxinha me chamando de Lobão de esquerda (risadas). Não tenho nenhuma experiência com drogas. Aliás, tenho: umas mulheres horríveis que namorei, mas... Ninguém é perfeito! (risos) Um beijão e até a próxima. Fui!

Entrevistadores: Narjara, Sérgio Lopes e Romualdo.


FIM